Segundo pesquisa de Carlos Seth do CSI do Espiritismo, docteur Alphonse de Grand Boulogne Autor da « Carta de um católico sobre o Espiritismo » era doutor em medicina, cavaleiro da legião de honra, antigo secretário da Sociedade Acadêmica de Medicina de Marselha, antigo vice-cônsul da França em Cuba e médium correspondente da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas em Havana, tendo sido mencionado apenas como Dr.Grand a partir da 2a edição de O Livro dos Médiuns (Primeira parte - Noções preliminares > Capítulo IV: “Dos sistemas”).
Mas na 1a edição de 1861 aparece como Dr. Grand Boulogne. Na Revista Espírita, ele aparece como Dr. Grand e Dr. De Grand Boulogne.
Desencarnou de uma doença do coração em 1874 em Paris. Foi autor de vários livros sobre medicina, por exemplo, sobre inflamações e doenças infantis, tendo trabalhado também na Argélia e no México (Vera Cruz, em missão, conforme vemos, entre outras fontes, no The New York Times de 14 de agosto de 1863).
Estaria Amélie se referindo à 1a edição de O Livro dos Médiuns nesta carta que endereçou a Kardec em 14/09/1860?
Esta edição do Livro dos Médiuns é de janeiro de 1861. Kardec estava provavelmente na região de Lyon (Lyon, Mâcon, Saint Étienne e Sens), na sua 1a viagem espírita, já que em 19/09/1860 participou do famoso banquete oferecido pelos espíritas lioneses.
Kommentare